O C

O C. A. BANDEIRANTE

 

José Zapolla sempre fez parte integrante do CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, clube fundado em 16 de agosto de 1.933. Foi, com muita competência, de um tudo um muito. Pedreiro, marcador de campo, massagista, treinador, representante nas Ligas de Futebol e Presidente. Era tradição, aos domingos, juntamente com o filho Douglas,  instalar um serviço de alto falante para fazer as chamadas dos jogos dominicais, que sempre eram muito prestigiados, com a torcida comparecendo em massa.

Com sua participação constante e demonstração de responsabilidade ao clube, foi acumulando cargos. Roupeiro e chegou a Presidente no Ano de 1964 (e outros anos antes também, já que não conseguimos os devidos registros), quando legou o cargo do Prof. Joaquim Saul de Oliveira Passos (Quinzinho) que foi Presidente de 1.965 a 1974. Levado pelas mãos do Zé Padeirinho que soube perceber seu potencial administrativo, tornou-se outra bandeira do clube.

O famoso BAR CANTA GALO (BAR DO PADEIRINHO) será sempre uma referencia da cidade e será citado quando se falar em C. A. Bandeirante, quando se falar em Brodowski FC,   quando se falar em esportistas.   Ponto de encontro tradicional, marcante e puro, ingênuo até, infelizmente hoje não existe mais.

A dedicação, trabalho, honestidade e responsabilidade ao clube que tanto amou, CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE, lhe renderam muitas homenagens, todas em vida, o que valoriza ainda mais estes feitos, pois lhe deram a certeza de que sua vida e seu trabalho não tinham sido em vão. Este carinho e consideração eram para ele, motivo de grande orgulho, e nunca de vaidade.

No livro BRODOWSKI MINHA TERRA MINHA GENTE, de Ariovaldo Correia, encontramos o trecho, pg. 195 :  ´O C.A.BANDEIRANTE entre 1958 e 1965 teve resolutos incentivadores do seu futebol, entre os quais Jaime Morando, Israel Ribas, José Zapolla, Geraldo Carreira, José Meirelles, Mário Mandrá, Ignácio do Prado Malheiro e Geraldo Gotardo (Alemão), entre outros.... !

Foi um parceiro do então Presidente Antonio José Fabbri, que com uma equipe idealista, teve a coragem de lotear, no ano de 1978 a 1982, a famosa Praça de Esportes Mário Lima Santos, e construir no Jardim Bonato, um complexo esportivo que é o orgulho da cidade. E que foi também o seu orgulho.

Em 10 de outubro de 1.982, quando da inauguração do novo C.A. Bandeirante, o majestoso conjunto poli-esportivo, José Zapolla era membro ativo do Conselho Fiscal, sob a presidente de Antonio José Fabbri.

 Na gestão 1989/1990, quando era Presidente do clube, o Sr. Nelson Agostinho, que imortalizou o antigo Portão da Praça de Esportes Mário Lima Santos, José Zapolla, juntamente com o sr. Geraldo Carreira, também ex-presidente,  foram os convidados de honra para descerrarem a placa comemorativa do evento, cujo tema era A GLORIA DO PASSADO, A LUTA DO PRESENTE, A CERTEZA DO FUTURO.

 José Zapolla pôde viver a emoção de receber todos estes reconhecimentos em vida o que  lhe deu a certeza de que sua vida e o seu trabalho eram reconhecidos, eram justos e perfeitos.    Assim é que a Câmara Municipal de Brodowski, aprovou o Projeto de LEI Nº 028/94, de 23 de maio de 1.994, aprovado por unanimidade em primeira discussão no dia 16 de junho de 1.994 e em segunda discussão no dia 01 de agosto de 1.994, e denominou PRAÇA JOSE ZAPOLLA, a praça localizada entre a Rua Domingos Gomes de Carvalho com a Rua Vereador Augusto Thomazella, onde está construído o complexo esportivo do CAB,  numa propositura do então vereador NELSON AGOSTINHO. O fato que dá mais importância ainda à homenagem é que a Praça JOSÉ ZAPOLLA foi decorada com obras do renomado artista plástico ADÉLIO SARRO, que é reconhecido no mundo inteiro, com um dos melhores na sua categoria, além de ter recebido, em seus murais, obras de vários pintores profissionais, o que a tornou uma atração turística das mais visitadas. José Zapolla tinha então 80 anos. A inauguração oficial ocorreu no dia 22 de agosto de 1.995, quando Brodowski comemorava o seu 82º aniversário de fundação, e contou com a presença inclusive do então Vice Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, e era prefeito da cidade, o Sr. Aildo Furlan.

O JORNAL OFICIAL DE BRODOWSKI, órgão do executivo/legislativo, em sua edição nº 41, de 30 de setembro de 1.995, trouxe em destaque as obras na Praça José Zapolla, citando os conceituados artistas plásticos que lá deixaram em seus trabalhos, o reconhecimento ao homenageado: ADELIO SARRO, de São Bernardo do Campo; SELLA e RÔ, de Ribeirão Preto; Sebastião Roberto Miranda, de Ribeirão Preto; Alcierte Acialdi e Edivaldo Prates de Abreu, de Sertãozinho, Elizabete Lollato, de Ribeirão Preto.

Na gestão do Presidente do C.A.B, Carlos Gaeta Filho, no dia 28 de abril de 1.994, quando da inauguração da arquibancada da Praça de Esportes Mário Lima Santos, JOSE ZAPOLLA foi homenageado com a obra recebendo o seu nome. 

Nos anais da história do C.A. Bandeirante, encontramos  no livro BRODOWSKI MINHA TERRA, MINHA GENTE, no capitulo dedicado ao C.A.B,  no ano de 1.998,  o seguinte trecho :

’Em 1935, no dia 14 de fevereiro, aprovaram-se novos estatutos que foram registrados, mudando-se a denominação da agremiação para CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE e transferia-se a sede social para a Rua Floriano Peixoto, 936, prédio onde hoje se acha a Caixa Econômica Estadual, no famoso BAR DO PADEIRINHO, do Sr. JOSÉ ZAPOLLA, que foi técnico, presidente, massagista, enfim, que foi e continua sendo até hoje, um verdadeiro patrimônio do clube pela sua dedicação ao tricolor brodowskiano. (Obs.: Hoje o prédio não existe mais e em seu lugar funciona uma Loja Comercial de Moveis e Eletrodomésticos) .

Como percebemos, JOSE ZAPOLLA personificava o CLUBE ATLÉTICO BANDEIRANTE. E quantas foram as suas alegrias com as conquistas do seu querido tricolor mais querido de Brodowski: CAMPEÃO DA LIGA BATATAENSE DE FUTEBOL, CAMPEÃO DA LIGA JARDINOPOLENSE, CAMPEÃO DE TORNEIOS LOCAIS, CAMPEÃO REGIONAL, COPA ARIZONA, DESAFIO AO GALO, até jogo internacional com a AEROLINEAS ARGENTINAS, quando era presidente do Clube, o saudoso Prof. Joaquim Saul de Oliveira Passos (Quinzinho).

Quem quiser conhecer melhor um pouco da história do C.A.Bandeirante visite o site http://jaburucab.vila.bol.com.br  (idealizado por Antonio Douglas Zapolla em 01 de outubro de 2.002, a partir do incentivo de Elves Sciarretta Carreira ). Vale a pena conferir.


CLIQUE E VEJA AS FOTOS DESTE CAPÍTULO


. .